Nossa pele é o órgão mais extenso do corpo humano, cobrindo toda a sua superfície. Ela é composta por três camadas com diferentes funções. A camada externa é chamada Epiderme e possui função protetora, dificultando a entrada de substâncias danosas, bactérias e micróbios e mantendo a hidratação através do retesamento de água. Ela também é a camada que abriga as matrizes das extensões da pele como unhas, pêlos, glândulas sebáceas e também sudoríparas.
A Derme é a camada intermediária, onde as fibras são compostas por colágeno, elastina e gel coloidal, responsáveis pela tonicidade, elasticidade e equilíbrio da pele. Essa camada possui grande quantidade de terminações nervosas que recebem os estímulos do ambiente e transmitem ao cérebro, através dos nervos (tato), é através da tradução desses estímulos que sentimos frio, calor, vibrações, cócegas e prazer. Há também grande quantidade de vasos sanguíneos que, além de manterem a temperatura são responsáveis por suprir a produção de folículos capilares, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
A Hipoderme é a camada mais profunda da pele, formada essencialmente por células de tecido adiposo. Ela sustenta e une e epiderme e a derme ao restante do corpo, além de servir de isolante térmico e reserva de energia.
Quando o indivíduo possui alguma deficiência das substâncias que fazem parte da constituição do órgão isso pode acarretar disfunções, que além de deixarem a pele suscetível a doenças, também torna o aspecto da mesma mais velho e exaurido do que realmente é.
O colágeno é responsável por manter a pele firme e estruturada através da renovação das fibras da derme. A quantidade de melanina confere a tez a sua cor, quanto maior a presença da substância, mais escuro o órgão será. A circulação mantém o tecido saudável e em um ciclo natural, se a microcirculação nos vasos estiver saudável as chances de rugas precoces, depressões e caroços (celulites) é consideravelmente menor. Além é claro da contribuição que uma alimentação saudável e exercícios físicos possuem, o uso de hidratantes e protetores solares diariamente também é um fator de grande importância na manutenção da jovialidade e saúde, uma vez que a incidência dos raios UV é integral, mesmo em dias nublados ou chuvosos, a ação agressiva dessa radiação causa efeitos variados, partindo de manchas a cânceres.
O ideal é manter a pele sempre protegida dos raios UV com protetor solar de uso diário, no mínimo, fator 50, sempre limpá-la com um adstringente ou sabonete com ph neutro e hidratá-la sempre que possível.